Pesquisa Google

segunda-feira, 28 de março de 2011

HIPOCRISIA

Está lá no MICHAELIS: Hipocrisia: Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.
Que tristes tempos estes em que vivemos. A era da hipocrisia total, dos “verdadeiramente falsos”, dos bons moços de plantão em prol do politicamente correto, dos moralistas defensores dos fracos e oprimidos.
Mas não é só isso (antes fosse, como se a tragédia fosse pequena). Vivemos uma era de pseudo artistas, de celebridades que aparecem e desaparecem - graças ao bom Deus - na mesma velocidade. De pessoas que tratam nossas mentes e nossa cultura com o mesmo cuidado que dispensam aos bens materiais de uma sociedade consumista. Não conhecem valores. E não querem conhecê-los. E, via de regra, ainda são tratados por “Heróis...”
Recordo-me dos meus tempos de infância, e nem faz tanto tempo assim, em que tínhamos heróis de verdade. E não raro nossos pais eram também nossos heróis. Lembro-me dos sonhos dos colegas de escola, dos que queriam ser jogador de futebol porque gostavam de futebol, e não porque poderiam ir pra balada e sair com traficantes e serem considerados “imperadores”. Dos que queriam ser médicos porque se preocupavam com alguém e não pra ganhar dinheiro e desfilar de carrão. Das meninas que sonhavam em ser modelo, e nem sabiam o que é ser uma mulher-fruta. Dos que queriam ser somente operários, motoristas de caminhão, e tantas outras coisas mais - porque o mundo precisa deles mais do que de doutores – sem se preocupar se seriam tratados como os excluídos da sociedade. Dos que tinham sonhos...
Recordo-me dos bons amigos, Carazinho, Zé Léo, Negão, Montanha, Cobrakan, e tantos outros com os quais não tenho mais contato. Mas que fizeram-me crescer como pessoa. Porque brincávamos e porque brigávamos. Mas acima de tudo, porque nos respeitávamos de verdade, sabendo que um apelido não menosprezava o valor de uma amizade verdadeira. Fico pensando como seria hoje. Acho que causaríamos espanto (ou um processo judicial) se nos cumprimentássemos na rua dizendo “Como vai Negão”, e o outro respondendo “Tô beleza, Palermância” (este era eu...).
Impensável, afinal vivemos a era da hipocrisia. A era dos que têm liberdade de expressão, mas só podem expressar aquilo que é politicamente correto, o que está de acordo com a moral e os bons costumes. Daqueles que perderam seus ídolos, sufocados pela “sociedade”, sempre alerta pra lhe mostrar o que é bom pra você e o que não é.
Tenho saudades de um tempo em que ligava o rádio e escutava Legião Urbana, Paralamas, Kid Abelha, RPM e tantos outros artistas que nos presenteavam com MÚSICA. Tenho saudades de uma época em que rockeiro era rockeiro, se vestia de preto e ponto. Tenho saudades do tempo em que um jogador de futebol jogava bola. Que um cantor sabia pelo menos cantar, e as músicas eram feitas com mais guitarras, baterias e teclados e menos computadores e sintetizadores. Tenho saudades do tempo em que precisava estudar pra passar de ano, sem ter um especialista no jornal da tarde alertando sobre “os problemas de uma repetência na minha autoestima”. E, principalmente, tenho saudades de um tempo em que poderia ser autêntico, poderia ser eu mesmo, sem precisar ser hipócrita para agradar a todos ao meu redor, e nem por isso seria considerado revolucionário.
Mas os tempos são outros. Não adianta ser saudosista. Resta-me recolher-me à minha insignificância individual num mundo globalizado. Viva a hipocrisia!

28 comentários:

  1. Tamires Gonçalves 9º
    Vivemos em uma era, em que a hipocrisia toma conta das pessoas, ou seja elas mudam juntamente com o mundo que esta numa fase de globalização muito avançada.
    Tentando evoluir as pessoas chegam a ser falsas,sem sentimento, hiprocritas!
    Este é realmente o mundo em que vivemos! Devemos mudar sim, mas pra melhor.
    Este artigo serve pras pessoas que estão tentando ser o "maximo" , mas não estao passando de hipocritas, sem sentimento, e quem não tem sentimento não tem nada!
    Afinal devemos viver a vida, de maneira em que a hipocrisia não tome conta de nós, e quanto mais você ser realmente quem é do que usar a falsidade pra ser quem você não é e nunca será!
    Viva a vida sem hiprocrisia!

    ResponderExcluir
  2. o texto fala sobre a Hipocrisia de como era antigamente , de como o autor precisava estudar para passar de ano , como as músicas tinham mais tons com guitarras , quando tinham amigos qi não se importavam de ser chamados de apelidos , no mesmo instante que eles brigavam eles já estavam em paz , brincando . antigamente também não tinha muita tecnologia como há hoje em dia , antigamente as músicas eram feitas com mais amor , sem sintetizadores , tenho saudades de ouvir os mennos sonhar em ser jogadores de futebol , quem gostava mesmo de futebol , quando as meninas sonhavam em ser modelas , sem saber como poderiam fazer para tornar - se seus sonhos em realidade , tenho saudade de quando podíamos expressar as palavras errdas , sem se preucupar com oquê poderia acontecer . hoje nó vivemos a Hipocrisia .
    nome : joão vitor

    ResponderExcluir
  3. O texto fala sobre hipocrisia a falsidade dos bons mossos de plantão politicamente correto.mas nus tempos sao outros nao adianta ser saudosista.resta me recolher a minha insignificancia num mundo globalizado.viva a hipocrisia. a hipocrisia é uma era dos q tem liberedade de espressão mas nao e so isso (antes fosse como se a trajedia fosse pequena).estamos numa era de pseudo artista de celebridades que aparecem que aparecem e desaparecem graças ao bom
    deus.como seria hoje as pessoas de antigamente
    nome; samuel

    ResponderExcluir
  4. Joice 9 º
    Eu entendi que a vida é cheia de obstáculos cheias de barreiras e por isso devemos enfrentar com a cabeça sempre erguida e nunca com a cabeça baixa.No texto fala sobre a saudades que o autor sentia dos seus velhos companheiro do passado, aproveite a vida enquanto é tempo mas aproveite sem se arrepender depois.Nunca coloque apelidos de mau gosto em pessoas igual a voçe pois um dia voçe poderá sofrer um apelido pior do que voçe colocou naquela pessoa,e esse apelido voçe pode não gosta e pode até brigar com a pessoa que colocou esse apelido em voçe,e é ai que voçe vai alembra que voçe tinha colocado esse mesmo apelido na pessoa que voçe colocou e que também sofreu com o apelido.Lembre-se de olhar voçe primeiro para depois olhar a outra pessoa lembre-se também que esse apelido pode ficar guardado para sempre e quando voçe estiver mais velho voçe estiver em algum lugar e alguém chegar derrepente e chamar do apelido que voçe mais odiava

    ResponderExcluir
  5. Glaydston, o texto ficou muito bom,pois você ensina a todos pensarem o lado do bem, e não a riqueza, porque hoje em nosso dia as pessoas que querem ser médico, nem todas pensam em ajudar as pessoas, pensam no dinheiro que vai ganhar.
    Hoje tem tantas pessoas falsa neste mundo, que talvez ela vale mais do que você, mais você pode esta la embaixo, mais as pessoas que te amam não precisa de você la encima apenas que você tenha um bom coração!
    kênia Priscila de Almeida

    ResponderExcluir
  6. ROSE MARA
    Hipocrisia

    Ator;Michaelis
    conta uma historia de um menino que não gostava do tempo de hoje , que tinha saudades de quando precisava estudar das musicas dos colegas.entre outras coisas. ele vivia num mundo globalizado.vivia uma hipocrisia.
    Esta historia é muito legal conta de um menino que não gostava do tempo de hoje .
    eu recomendaria esta historia para os jovens
    O ator parese ser um homem que não gosta do tempo de hoje
    Eu Rose mara estou cunsando o ensino fundametal

    e gostei muito desta historia.

    ResponderExcluir
  7. O mundo em que estamos hoje esta totalmente diferente.Esta tudo mais fácil de resolver e fazer.As pessoas estao querendo exerder uma profissao com o intuito de seguir outra.Por exemplo antigamente as mininas queriam exercer a profissao de modelo porque gostavam,mas,nos dia de hoje elas querem ser modelos so para ganharem o nome de uma mulher fruta(ex:mulher...).O mundo em que vivemos esta totalmente diferente!!!!!!!!!!! Nome:Henrique

    ResponderExcluir
  8. taniel
    ser igual a quem dizer que a vida faz sentido sendo você mesmo com tudo a vida vivenciou a ser uma opinião igual isto nunca sera vida propria sim sua vida retocada com outras nos modos de solitacão ou uma vida de concreto se não assentar os tijolos não uma vida mais segura.

    ResponderExcluir
  9. o texto da hipocrisia mostra que os tempos mudaram hoje em dia tudo é diferente computadorisado,o mundo esta globalizado,as pessoas só pensam em poder,querer e comprar e descartar o que ja tem elas querem mais e muito mais,ao pensar na profissão escolhem a que da mais lucro dinheiro e poder.antigamente não era assim tudo era diferente simples todo mundo era umilde escolhião a profissão que gosta.o texto do glaydston retrata as coisas boas do pasado,o seu texto ficou muito bom.
    Carlos Eduardo de oliveira

    ResponderExcluir
  10. Glaydston,o texto é ótimo principalmente para nós que não tivemos a sorte de viver nessa época onde podiam sonhar sem alguém lhes dizer qual devia ser o sonho,ou simplesmente querer algo que não seja para agradar alguém.
    Hoje nos ensinam a ser hipócritas,e querem que sejamos assim,mas sempre temos escolhas.Não devemos nos submeter a algo que não nos faça feliz ou que não gostemos pelo simples fato de que alguém quer isso.
    Acredito que há uma esperança de acabar com a hipocrisia.A partir do momento que cada um ver,que ser o que tem vontade será melhor para si mesmo e para os outros.Pois,com isso outras pessoas verão como é bom ser alguém melhor.
    Espero que esse seu texto sirva como uma boa influência para outras pessoas e que elas possam ver como é bom ser elas mesmas.
    Luiza Helena

    ResponderExcluir
  11. O mundo de hoje esta totalmente diferente.As pessoas estao conceguindo as coiusas mais facilmente.Com novas tecnologias e mais

    ResponderExcluir
  12. ELELIANE
    Um tempo que não era bom, cheio de hipocrisia,hoje não era como antigamente os sonhos de hérois mas na verdade eram os pais.
    Gente hipocrita nao vai longe,o tempo que era cheio de falsos e fracos.
    Os sonhos de infÂncia não só dele mas dos colegas,sonhos de gente grande ,que um dia pode acontecer sonhos de meninos ser jogador motorista e os das meninas ser modelo médica.
    as saudades das músicas de antigamente que era boa de quando ligava o rádio ,de quando tinha que estudar pra passar .
    Mas hoje é diferente, o mundo esta mudando.

    ResponderExcluir
  13. Jessica Santana 9ºano
    Vivemos em um mundo globalizado e nesse mundo existe muitas pessoas hipocritas.Devemos evoluir a cada dia e se errarmos,devemos fazer de nosso erro um aprendizado e ainda melhor:passar o aprendizado para outras pessoas!Cada dia que passa,as pessoas mudam completamente,pois o mundo evolui e como ja disse devemos evoluir junto com ele!
    Esse artigo serve para qualquer tipo de pessoas,principalmente para aquelas que sao mais maduras e que lembram de sua infancia com muita saudades,pois quando eram crianças o mundo era menos desenvolvidos e as vezes ate mais facil de viver!
    Enfim,devemos viver a vida sem hipocrisia,sempre sendo voce mesma.Pois as pessoas nao te muda...apenas te completa!

    ResponderExcluir
  14. ELISA
    eu gostei muito desse texto pois ele nos fala de hipocrisia e fala da infancia de uma pessoa e que na sua infancia existia e ainda existe herois de verdade que são os pais e tambem fala de sonhos de criança,tambem se recorda dos amigos de infancia e tambem das musicas que escutavam como legião urbana,paralamas,rpm entre outros e que os tempos ja mudaram e no final dis viva a hipocrisia.

    ResponderExcluir
  15. Glaydston Felipe,o texto ficou muito bom,pois explica a época em que as pessoas realmente eram verdadeiras,não precisavam mentir para ser alguma coisa.
    Atualmente, temos que ser falsos para conseguir "ser" alguém, para ter alguma coisa temos que ser simplesmente,como o autor diz: HIPÓCRITAS.Se nós formos falar dos nossos sonhos para alguém,até,as vezes,um(a) amigo(a), eles são capazes de nos dizer que isso não está na moda!
    Enfim, estamos em um mundo de hipócritas, pessoas que conseguem as coisas de um modo não muito agradável.
    Onde estão as pessoas que com dificuldades conseguem seus sonhos,com garra, com coragem,e, sendo verdadeiros são capazes de fazer de sua vida uma vida melhor?
    Pense, como você está hoje, sendo um hipócrita ou sendo uma pessoa verdadeira? Pense nisso!

    Priscila

    ResponderExcluir
  16. O texto fala sobre a era da hipocrisia de antigamente,mas agora tudo mudou,queremos mudar o mundo mas tem muitas pessoas que querem ser o máximo,mudando seu jeito que acaba atrapalhando tudo com a guerra e a violência.
    Tentando melhorar,mas não consegue.
    Eu recomendo esse texto para as pessoas que não sabem de nada e que tentam melhorar!
    Eu Raquel Gomes da Silva do 9ºano gostei do texto porque ele é interessante!

    ResponderExcluir
  17. Júlia
    O texto Hipocrisia nos dá exemplos de coisas que acontecem no nosso dia-a-dia que as vezes devemos seguir
    para não nos tornarmos pessoas Hipócritas...
    Achei muito interessante...

    ResponderExcluir
  18. Gabriele
    Gostei muito do texto e também achei interessante pois fala de um assunto que todos nós devemos saber ...
    Gostei muito do texto...

    ResponderExcluir
  19. Ana Carolina
    O texto nos mostra um sentimento que devemos excluir de nossas vidas...
    Achei muito bacana o texto...

    ResponderExcluir
  20. HIPOCRISIA
    Hipocrisia: Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.
    No texto fala sobre a saudades que o autor sentia dos seus velhos companheiro do passado, aproveite a vida enquanto é tempo mas aproveite sem se arrepender depois.Este artigo serve pras pessoas que estão tentando ser o "maximo" , mas não estao passando de hipocritas, sem sentimento, e quem não tem sentimento não tem nada!eu recomendaria esta historia para os jovens
    O ator parese ser um homem que não gosta do tempo de hoje.lucas josé da silva;estou cursando o ensino fundametal do 9ºano.

    ResponderExcluir
  21. o texto nos mostra que nos tempos antigos as pessoas se comprimentavam atraves de apelidos.Mas hoje em dia os apelidos sao horriveis nos quais eu prefiro nem comentar!A hipocrisia do texto nos demonsttra que tambem havia momentos de desavenssas entre a garota e seus amigos!mas nos as vezes precisamos ser pessoas falsas,frias,e insiguinificantes para conseguirmos alguma coisa.O mundo nos testa de varias maneiras e devemos estar sempre atentos em certos tipos de pessoas nas quais conhecemos e nos tornamos amigas ou amigos.Por isso tome muito cuidado quando for conhecer melhor o mundo tome um tempo conheça novas coisas vá "SE DESCOBRIR"!!!nome jenifer

    ResponderExcluir
  22. Regiane
    achei o texto muito interessante, pois fala da hipocrisia que muitas pessoas tem hoje em dia, e por isso que gostei muito do texto...
    achei muito bacana

    ResponderExcluir
  23. o texto que acabamos de ler nos mostra que nos tempos antigos as pessoas se comprimentaram com apelidos; mas nos tempos de hoje muitas pessoas nao aceitam ser chamados por apelidos, mas a aguns apelidos agressivo.no mundo de hoje há muitas pessoas boa e muitas pessoas ruins que gosta de fazer o mal para todos,muita gente, falsa muita gente que mente p/ conseguir algo que quer,ou conseguir ser alguém na vida.entao pense bem nas suas amizades.tente fazer as melhores amizades possivel. muita gente só quer o seu bem nome;leticia gonçalves 9º

    ResponderExcluir
  24. Glaydston o texto é maravilhoso e realmente a verdade,tempo bom era o de antes e que infelizmente não tivemos o prazer de viver nele.
    Hoje as pessoas vivem de falsidade, seguem uma profissão não porque gostam mas sim pela fama e pelo dinheiro.Antes as pessoas seguiam profissões porque gostavam e realizavam-as com responsabilidade e dignidade.
    Ensinam-nos a sermos hipócritas,e nem sempre nos levam a ser alguém por causa disso.Vivemos numa era de que pessoas vencem injustamente,vencem apenas mentindo,o que está acabando com todos nós.
    Não devemos nos submeter pelo simples fato de querermos algo que nos faça felizes pois pode ser que te leve ao fundo do poço e não te traga nenhum benefício.
    Seja você mesmo,assim as pessoa verão que é melhor viver assim pobre mas feliz e com a consciência leve, sabendo que tudo que você irá conquistar foi porque você lutou honestamente.E você vai deixar que a hipocrisia tome conta de você ou você lutará para com a honestidade?
    Kettane Caroline 9º

    ResponderExcluir
  25. Glaydston, concordo com você quando diz que a hipocrisia e a falcidade toma conta do nosso dia dia .
    Hoje em dia as se preocupam muito com o que as pessoa pensam em relação a elas ,quando simplesmemte deveriam ser elas mesmo.E daí se as pessoas falam ou se preoucupam com o que somos?
    Certa vez uma pessoa me disse devemos ser verdadeiros e termos caráter ,porque o que faz uma pessoa sem dúvida nenhuma são eles .
    Deixo meu recado dizendo que devemos ser verdadeiros,enfim ser você mesmo .
    Mônica Alves 9º

    ResponderExcluir
  26. Hipocrisia: Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.
    Que tristes tempos estes em que vivemos. a hipocrisia é uma era dos q tem liberedade de espressão mas nao e so isso (antes fosse como se a trajedia fosse pequena).estamos numa era de pseudo artista de celebridades que aparecem que aparecem e desaparecem graças ao bom
    deus.como seria hoje as pessoas de antigamente. as coisa ficam mais facil e acabam comprando ou fazendo coisas eradas. ALEX 9º

    ResponderExcluir
  27. SARA DE PAULA 9 ANO

    O texto ficou muito bom,aqueles amigos que no texto retrata comprimentava os amigos como vários apelidos e eles nem se encomodava mas nos tempos de hoje que está muito avançado.Agora se eu chamar alguém na rua de negão e perigoso eu ir pra cadeia as pessoas era verdadeiras e não era falsa pois no mundo o que mais tem.
    SE voçê e´ hipócrita que consegue tudo o que quer na sua hora pare ja com isso pois voçê está impedindo outras pessos para sonhar.
    sim viva sem hipocrisia!!

    ResponderExcluir
  28. Guilherme Elias...
    Hipocrisia

    O texto hipocrisia eum texto muito interessante pois ele mastra a realidade de antigamente;quando os apelidos eram Carasinho,Zé Leo,Negão,Montanha,Cobrakan,e vários outros apelidos que na época eram só de brincadera mas que hoje se forem ditos perto de alguma altoridade uma pessoa pode ate ir preso.
    Naquela época roquero era roquero,que vestiam roupas totalmente pretas; não se compara aos de hoje que só desem que são roqueros...
    recomendo a todas as pessoas dessa época...
    É esse é o FIM!!!

    ResponderExcluir